Enquetes, concursos, cargos e campanhas

Questionário para esperantistas universitários (antes de agosto/2021)

Fonte: facebook.com/bejoesperanto

ILEI juntamente com ESF e CED estão coletando informações sobre os movimentos nas universidades e em outras instituições de ensino superior e pesquisa científica. Há interesse em adquirir o quadro mais completo possível de esperanto e interlinguística das universidades: https://cutt.ly/Knae5I4

300 mil artigos na Wikipédia antes de julho/2021

Fonte:
esperantoilustrado.blogspot.com

Por 300 mil artigos na Wikipedia até julho

A Associação Universal de Esperanto (UEA) em parceria com ELiSo (Esperanto e Conhecimento Livre), ILEI e E@I convida você a escrever na Wikipedia em Esperanto para chegar a 300 mil artigos até julho de 2021. Você também pode participar de concursos da Wikipedia e ganhar prêmios valiosos. Visite a página “Campanha 300 mil” (esperanto.wiki/projektoj/vikipedio-300-000) para saber como participar você mesmo. Alternativamente, apoie as atividades da Wikipedia com uma doação para o Fundo Instigo-Liberapay (www.instigo.be), coordenado pelo comissário da UEA para atividades online, Yves Nevelsteen. O fundo deve atingir a meta de 100 euros por semana a favor de outras atividades online. A “Campanha 300 mil” também apóia um dos projetos da UEA oficialmente reconhecidos pela UNESCO para divulgar os ideais e valores da UNESCO através do Esperanto, ou seja, a tradução para o Esperanto de artigos da Wikipedia apresentados pela UNESCO.

A "Campanha 300 mil" comemora os 20 anos da Wikipedia, inaugurada em 15 de janeiro de 2001 como uma enciclopédia multilíngue online baseada no conceito de trabalho livre e escrita baseada na colaboração voluntária, sempre em sintonia com a enciclopédia, a neutralidade e o respeito. Já está disponível em mais de 320 idiomas, com mais de 330 mil usuários ativos e mais de 56 milhões de artigos. Uma conexão natural entre os valores do Esperanto e da Wikipedia resultou no aparecimento da versão em Esperanto em 6 de novembro de 2001, fundada pelo esperantista americano Chuck Smith. A versão em Esperanto já conta com mais de 295 mil artigos, mais de 380 editores ativos e mais de 117 mil visitantes únicos por mês. De acordo com a origem dos editores, é a versão mais internacional da Wikipedia de todas as línguas e também a maior enciclopédia do mundo escrita em linguagem artificial.

Na verdade, os esperantistas desempenham um papel mais importante no projeto da Wikipedia do que geralmente se estima. Brion Vibber, o primeiro funcionário da Wikipedia global, é ele próprio um esperantista. Os esperantistas também contribuíram para a fundação de várias versões adicionais da Wikipedia: as versões tcheca, georgiana, eslovaca e suaíli da Wikipedia foram criadas pelos esperantistas Miroslav Malovec, Avtandil Abuladze, Viliam Búr e Marcos Cramer, respectivamente. Em várias Wikipedias, os esperantistas são administradores, entre eles o presidente da ELiSo Michal Matúšov (KuboF Hromoslav). Finalmente, a introdução do suporte para o alfabeto Esperanto em janeiro de 2002 abriu caminho para os alfabetos de outras línguas e atrasou a transição de toda a Wikipedia para o padrão Unicode.

UEA e ILEI reconhecem o trabalho desses e de todos os esperantistas e também reconhecem a importância da Wikipedia para a preservação da história do Esperanto.

Fonte: Comunicados de Imprensa da UEA (No. 946)